defesas tcc e estágio

Física Médica realiza defesas de TCC e de relatório de estágio

By Diene Batista. On 10/26/21 14:42 . Updated at 10/28/21 13:17 .

Ao todo, oito discentes apresentam seus trabalhos em bancas que ocorrem on-line

A graduação em Física Médica, do Instituto de Física (IF) da UFG, realiza ao longo deste mês defesas públicas de cinco Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de três relatórios de estágio obrigatório. As apresentações ocorrem de forma remota, por meio do Google Meet, devido à pandemia do Coronavírus, e são abertas à comunidade interna e externa à UFG. Os interessados em participar devem utilizar, preferencialmente, o e-mail institucional para acessar as salas virtuais.

Nesta segunda-feira (25/10), a discente Gabriela Barreira Monteiro defendeu o trabalho Caracterização de dosímetros termoluminescentes para futura intercomparação na dosimetria ambiental no entorno do Depósito de Rejeitos Radioativos do Césio-137. Orientada pelo coordenador do curso de Física Médica, professor Jonas Oliveira da Silva, ela foi aprovada. A banca teve a participação da professora Cássia A. Marquezin (IF/UFG) e Hugo Mello (IF/UFG)

Já na quinta-feira (28/10), o acadêmico Eduardo Sousa Silva defende a monografia Mycobacterium abscessus: caracterização da parede celular e membrana plasmática por espectroscopia de RPE e efeitos da anfotericina B, miltefosina e nerolidol. A apresentação ocorre às 14 horas e pode ser acompanhada por meio do link: meet.google.com/svs-vstg-auz. Ele é orientado pelo professor Antonio Alonso (IF/UFG). A banca contará ainda com os professores Emerson Nobuyuki Itikawa (IF/UFG) e Cássia A. Marquezin (IF/UFG).

Na sexta-feira (29/10), o estudante Guilherme Silva Loures apresenta o trabalho Avaliação da velocidade de infusão de nanoparticulas em material biológico ex-vivo para aplicação em terapia fototérmica. A defesa ocorre às 14 horas por meio do link: meet.google.com/zvv-kyww-sgg. O aluno é orientado pelo professor Andris Bakuzis. A banca examinadora terá a presença dos professores Emerson Nobuyuki Itikawa (IF/UFG) e Cássia A. Marquezin (IF/UFG).

Trabalhos apresentados

O aluno Diericon Sousa Cordeiro abriu a agenda de apresentações na última quinta-feira (21/10), com a monografia Transferência de energia por ressonância de Förster em presença de micelas, aprovada pela banca examinadora. Orientado pela professora Cássia A. Marquezin (IF/UFG), ele foi arguido pelo professor Antonio Alonso (IF/UFG) e pelo pós-doutorando Gabriel Silva Vignoli Muniz, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), onde atua no laboratório de BioMembranas.

Já na sexta-feira (22/10), o estudante Marcos Aureliano Araújo Silva apresentou a monografia Deep Learning para Vídeo-Detecção Automática de Crises Epilépticas em Pequenos Roedores, também aprovada. A banca examinadora foi comandada pelo orientador Emerson Nobuyuki Itikawa (IF/UFG) e teve a presença da professora Aline Priscila Pansani, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG e do coordenador de Estágio da Física Médica, professor Sílvio Leão Vieira (IF/UFG).

Relatórios de estágio obrigatório
O discente Jheferson Salvador da Silva Gomes abriu a agenda das defesas de relatório de estágio obrigatório no último dia 14 de outubro apresentando sua experiência no Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG). A banca contou com a presença do coordenador do curso de Física Médica do IF/UFG, professor Jonas Oliveira da Silva, e orientador do aluno; do coordenador de Estágio do curso, professor Sílvio Leão Vieira, e da supervisora de estágio, a física Ana Paula Rodrigues, da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HC.

Orientando do professor Emerson Nobuyuki Itikawa, o estudante Eduardo Souza Silva completa a agenda de apresentações nesta sexta-feira (29/10), às 9 horas, na sala meet.google.com/czg-wwpy-mvw. Ele realizou o estágio obrigatório no Centro Diagnóstico por Imagem (CDI), em Goiânia. Além do orientador, integram a banca examinadora a supervisora de estágio, a médica nuclear Ana Beatriz Teixeira, e o professor Antônio Alonso (IF/UFG).

Também orientando do professor Emerson, o aluno Guilherme Silva Loures apresenta sua vivência no serviço de Medicina Nuclear da Clínica da Imagem, em Goiânia. A apresentação ocorre no dia 3/11, às 15 horas, na sala meet.google.com/xvs-qker-wsc. Ele foi supervisionado pelo médico nuclear Carlos Henrique Pacini Vieira de Cerqueira, que compõem a banca de avaliação junto com a tecnóloga em Radiologia Ana Carolina Trevisan. Ela atua no serviço de medicina nuclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

Source: Comunicação IF/UFG, com informações da coordenação do curso e de estágio da Física Médica

Categories: Física Médica tcc Relatório de estágio obrigatório