microscopia

Encontro on-line aborda formação e carreira do microscopista

Por Diene Batista. En 29/11/21 12:01 . Actualizado en 29/11/21 16:04 .

Servidora do IF integra organização do evento, que destaca técnica multidisciplinar

Foto: Pixabay

A Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) realiza no próximo dia 16 de dezembro o encontro Microscopista: Formação e Carreira. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site do evento (clique aqui). Realizado on-line, o evento será transmitido pelo canal da entidade no YouTube (clique aqui). A servidora técnico-administrativa do Instituto de Física (IF) da UFG, Tatiane Oliveira dos Santos integra a comissão organizado do evento. Ela é responsável técnica pelo Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) da universidade.

A programação será aberta às 9 horas e, em seguida, às 9h30, haverá palestra que aborda o tema central do encontro. Às 10h30 ocorre a mesa-redonda Capacitação técnica do microscopista: o que vemos na prática e o que podemos melhorar. No período da tarde, às 14 horas, será realizada a mesa-redonda Microscopista além das fronteiras acadêmicas. Outra mesa-redonda, às 15h30, abordará o tema Plataformas multiusuárias: uma visão geral.

Carreira
A organização do encontro frisa que a a microscopia se tornou uma ferramenta multidisciplinar indispensável em diversas áreas do conhecimento, incluindo a pesquisa e a indústria. “Por ser uma técnica multidisciplinar, a microscopia tem atraído interessados de diferentes formações, como físicos, químicos, biólogos, engenheiros, entre outros”, elencou.

Por não existir uma formação, é preciso dedicação em diversas áreas do conhecimento. “Com os avanços dos microscópios, softwares e preparo de amostra, se faz necessário uma reflexão sobre a formação do profissional microscopista, que não é apenas o operador de um microscópio, mas que se tornou o apoio necessário para fornecer resultados com qualidade e confiáveis”, enfatiza.

Fuente: Comunicação IF/UFG, com informações da organização do evento

Categorías: Notícias Noticias Eventos Microscopia