Dia da Luz

Palestra on-line comemora o Dia Internacional da Luz

By Diene Batista. On 05/09/22 12:39 . Updated at 05/13/22 09:05 .

Evento ocorre no dia 16 de maio, às 16 horas, com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube

O Dia Internacional da Luz, comemorado nesta segunda-feira (16/05), será celebrado pelo Instituto de Física (IF) da UFG com a palestra Luz: A Sinergia da Ciência, Tecnologia e Criatividade, ministrada pelo professor Luis M. G. Abegão. O evento é aberto a toda comunidade e ocorre a partir das 16 horas, com transmissão pelo canal do IF/UFG no YouTube (clique aqui), e é realizado pela Rede de Laboratórios Integrados em Fotônica (LIFóton) do IF/UFG, que integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O Dia Internacional da Luz foi instituído em 2018 por uma iniciativa mundial organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data de 16 de maio foi escolhida por ser o dia em que ocorreu a primeira emissão LASER, em 1960.

O objetivo da iniciativa é destacar, anualmente, a contínua apreciação da luz e seu papel na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em campos tão diversos como medicina, comunicações e energia.

Tema amplo, a luz permite que diversos setores da sociedade em todo o mundo participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a alcançar as metas da Unesco – educação, igualdade e paz.

Source: Comunicação IF/UFG, com informações do portal International Day of Light e da ONU

Categories: Dia Internacional da Luz Fotônica Eventos