Colóquio

Inscrições para o Colóquio do IF terminam nesta segunda (30/05)

Por Diene Batista. Em 27/05/22 11:43. Atualizada em 27/05/22 11:57.

Evento ocorre no dia 1º de junho, no Anfiteatro do IF1, e aborda a questão nuclear no Brasil

Estão abertas até esta segunda-feira (30/05) as inscrições para a participação no Colóquio do IF, que aborda o tema  O Brasil e a Bomba Atômica - O Brasil na ordem nuclear global 1945 – 2018. Os interessados podem se inscrever pelo link: www.even3.com.br/coloquiobomba. A participação vale certificado mediante comprovação de presença. O evento ocorre no dia 1º de junho, a partir das 12h30, no Anfiteatro do IF, com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube. A palestra abre a agenda de eventos do semestre letivo de 2022/1 e será ministrada pelo professor Carlo Patti, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS).

Autor do livro Brazil in the Global Nuclear Order, 1945-2018, Carlo Patti discutirá sobre as razões que levaram o Brasil a renunciar à possibilidade de desenvolver uma arma atômica e a aceitar as normas de não-proliferação de armamentos nucleares. A obra foi lançada pela editora da Johns Hopkins University Press, de Baltimore, nos Estados Unidos, em 2021. No colóquio, será também discutido como o Brasil, fortemente influenciado pelas políticas estadunidenses de não proliferação, cooperou com muitos países e estabeleceu um programa nuclear secreto.

O trabalho do professor baseia-se tanto em entrevistas com ex-presidentes, diplomatas e cientistas quanto em documentos oficiais, que até recentemente estavam sob sigilo. Os dados são de arquivos públicos e privados de oito diferentes países.

Palestrante

Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Florença (Itália), Carlo Patti é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFG e também atua no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da universidade e no doutorado em História, Estudos Internacionais e Bens Culturais da Universidade de Cagliari, na Itália. Ele é pesquisador permanente do Nuclear Proliferation International History Project, baseado no Woodrow Wilson Center de Washington, nos Estados Unidos.

Categorias: Colóquio do IF