Colóquio

Colóquio do IF: evento aborda novo modelo para previsão climática

By Diene Batista. On 06/08/22 10:54 . Updated at 06/09/22 11:55 .

Assunto será apresentado pelo docente Saulo R. Freitas, que atua no INPE e colabora com a NASA

Em sua segunda edição, o Colóquio do IF recebe na próxima quarta-feira (15/06), o pesquisador Saulo R. Freitas, que atua no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O evento ocorre a partir das 12h30 horas, no Anfiteatro do IF2, no Câmpus Samambaia. Os interessados podem se inscrever no link: even3.com.br/cdif1306. A participação vale certificado de horas mediante comprovação de presença. Ele abordará o tema Previsão Numérica da Atmosfera e Interfaces no Brasil e discutirá os elementos básicos da previsão numérica de tempo e desafios atuais para o seu contínuo aprimoramento.

Egresso do curso de Física do IF/UFG, o pesquisador atua, desde 2000, em estreita colaboração com o Centro de Pesquisas da Agência Espacial Norte-americana (NASA). Graças ao trabalho realizado no grupo de modelagem e assimilação de dados climáticos (GMAO) ele recebeu o Award for Scientific Achievement, em 2020.

Durante o Colóquio do IF, ele irá apresentar o programa Model for Ocean-LandAtmosphere Prediction (MONAN), iniciativa nacional e comunitária capitaneada pelo INPE que propõe um novo paradigma de modelagem do Sistema Terrestre para colocar o país no estado-da-arte em previsão de tempo, clima e ambiente.

Saulo também irá abordar a implantação do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) na UFG, em colaboração com o INPE. Saiba mais informações sobre a parceria aqui.

Currículo

Físico com graduação pela UFG, mestre e doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade de São Paulo (USP), respectivamente, o pesquisador realizou ainda pós-doutoramento na NASA Ames Research Center (EUA), participou do programa Jovem Pesquisador da FAPESP e foi Pesquisador Visitante no Earth System Laboratory Research (NOAA/EUA). Entre 2016 e 2021 foi Pesquisador Sênior da NASA Goddard Space Flight Center em Maryland, nos Estados Unidos.

Atualmente, é pesquisador titular, professor da Pós-Graduação em Meteorologia e chefe da Divisão de Modelagem Numérica do Sistema Terrestre do INPE, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1C). Também é um dos principais desenvolvedores do sistema de modelagem regional BRAMS.

Feed - Colóquio do IF

Source: Comunicação IF/UFG