Aproveitamento de Disciplinas

By Rodrigo Utino On 05/16/22 09:50 Updated at 05/16/22 09:50

O aproveitamento de disciplinas pode ser realizado na integralização de componentes de Núcleo Comum (NC), Específico (NE) ou Livre (NL). Veja como são os trâmites nas duas situações possíveis:

Alunos que cursaram disciplinas na UFG (de 2014 em diante) e querem aproveitar em outro curso na própria UFG

Para solicitar à coordenação de curso a análise das disciplinas, basta logar no SIGAA e seguir o caminho: Ensino -> Aproveitamento de disciplinas -> Solicitar Aproveitamento. Veja o tutorial completo clicando aqui.

O aproveitamento de NL como NC ou NE é previsto no Artigo 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG) da universidade (Resolução Cepec 1557R). A normativa informa que o aproveitamento pode ser realizado mediante a equivalência de conteúdos programáticos e caso a carga horária seja igual ou superior ao componente curricular a ser aproveitado. Outros critérios, como o cumprimento de requisitos e a manutenção do vínculo com a UFG no semestre em que o NL foi cursado, também precisam ser respeitados.

A funcionalidade recém-implantada também servirá para o discente que esteve vinculado a outro curso de graduação da UFG e deseja solicitar aproveitamento desta matrícula anterior. 

 

Alunos que cursaram disciplinas em outra IFES e querem aproveitar em um curso na UFG

Neste caso, é necessário realizar o peticionamento eletrônico via o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mediante a apresentação do histórico e das ementas das disciplinas a serem aproveitadas.

Sobre o peticionamento eletrônico, veja aqui.

Fluxo do processo de aproveitação de disciplinas via peticionamento eletrônico.