Física na Escola

Por Ardiley Torres Avelar Em 23/08/22 09:01 Atualizada em 25/11/22 09:37

Apresentação

O projeto "Física na Escola" oferece às instituições de Ensino Fundamental, Médio e Técnico palestras gratuitas a serem ministradas pelos professores e técnicos do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) nas instituições solicitantes.

Os temas são variados, e abordam desde temáticas curriculares da disciplina de Física até assuntos científicos que possam despertar interesse aos estudantes do Ensino Médio, obviamente, tais assuntos estão correlacionados às linhas de pesquisas desenvolvidas no IF-UFG. Com essa atividade, as instituições solicitantes poderão oferecer aos seus estudantes um momento de interação com a UFG, agregando diferentes perspectivas sobre os temas discutidos em sala de aula e trazendo temáticas atuais da Física, colaborando para a formação de um cidadão mais informado, sendo capaz de avaliar o significado das evoluções científicas e tecnológicas à sua volta, tornando a sua escolha profissional mais consciente.

Para solicitar uma palestra, a instituição poderá escolher o assunto a partir da lista de palestras apresentada abaixo. Uma vez escolhida a palestra, deve-se formalizar a solicitação enviando um e-mail para a Secretaria de Extensão ou para a Coordenação do Projeto “Física na Escola”.

Agendamento e mais informações

Secretaria: (62) 3521-1014

Coordenação: Prof. Marcus Carrião (mscarriao@ufg.br)

Palestras disponíveis

Simulando o mundo microscópico no computador: da molécula ao vírus.

Prof. Herbert de Castro Georg

Nesta palestra mostraremos, de forma bastante ilustrativa, as possibilidades que as técnicas de simulação computacional nos oferecem para se estudar as propriedades da matéria em nível microscópico, onde ela é regida pelas leis da mecânica quântica, com aplicações na Física, Química e Biologia.

Física Computacional? O que é e o que faz...

Prof. Guilherme Colherinhas

Nesta palestra abordamos como o desenvolvimento e a evolução de métodos computacionais têm sido aplicados para o estudo de novos materiais e tecnologias utilizando conceitos da física. Discutimos aspectos teóricos que permeiam a área de desenvolvimento de nanomateriais e algumas aplicações com o objetivo de demonstrar aos estudantes do Ensino Médio como os conceitos que eles estudam na disciplina de física podem estar relacionados com as novas e futuras tecnologias e como tais descobertas são realizadas utilizando-se recursos computacionais.

Inteligência Artificial e a Pesquisa Científica

Prof. Guilherme Colherinhas

Nesta palestra é abordado conceitos básicos de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina com o objetivo de descrever como podem ocorrer aplicações desses conhecimentos em algumas áreas do conhecimento, especialmente onde há conceitos físicos, químicos e/ou biológicos envolvidos, tais como: ciências de materiais, investigação de fármacos, melhoramento de exames de imagens, entre outros. Os estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Inteligência Artificial e compreender como esta técnica influencia o mundo atualmente, desde sua utilização em celulares até a sofisticadas aplicações em medicina.

Da filosofia à terceira revolução quântica

Prof. Norton G. de Almeida

Nessa palestra faremos uma introdução aos problemas de fundamentação na mecânica quântica envolvendo o emaranhamento ou entrelaçamento quântico. Esses problemas, até 1935, eram tratados como não mais que discussões filosóficas de interpretação da mecânica quântica. Em 1935 John Bell propôs uma desigualdade que mudou radicalmente a situação, abrindo a possibilidade de testar experimentalmente as implicações consideradas "estranhas" por todos os físicos da época. Com os testes experimentais mostrando novos fenômenos previstos pela mecânica quântica, inaugurou-se a era das revoluções em tecnologia quântica, incluindo a informação e a comunicação quânticas.

Os impactos da Biofísica

Profª. Cássia Alessandra Marquezin

Após definirmos o que é Biofísica, mostraremos diversos exemplos de aplicações e resultados de impacto em áreas como Medicina, Farmácia, Biotecnologia, etc. Ao término da palestra, os estudantes compreenderão a importância e a necessidade da interdisciplinaridade nas fronteiras de pesquisa atuais.

O que são as interações fundamentais da Natureza?

Prof. Fábio Braghin

Iniciamos com uma breve discussão do porquê é importante investigar e entender as Leis da Natureza. No nosso dia a dia, tudo acontece por ação de diferentes tipos de forças, normalmente forças de contato entre dois objetos que levam por exemplo aos nossos movimentos, aos veículos se movimentarem e tudo mais. No entanto se pudéssemos usar um "super microscópio" para analisar a origem física e microscópica das interações até o nível das partículas elementares veríamos muitas coisas e efeitos muito diferentes. Ao mesmo tempo, as leis físicas da nossa realidade no dia a dia são bem diferentes das leis físicas observadas em um nível mais microscópico. Neste nível mais fundamental conhecemos quatro tipos de interações fundamentais (gravitacional, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca) as quais vamos discutir na palestra. Por fim, apresentamos indícios astrofísicos e cosmológicos que levam a grandes expectativas de que haja pelo menos mais uma interação fundamental - que ainda não conhecemos.

O mundo "estranho e colorido" dos quarks e gluons

Prof. Fábio Braghin

Iniciamos com uma breve discussão do porquê é importante investigar e entender as Leis da Natureza. Dentre as partículas elementares conhecidas atualmente existem algumas que garantem a estrutura e estabilidade do núcleo atômico (neutrons e prótons) através da interação nuclear forte: são os quarks e gluons. Estando em um nível da realidade física muito difícil de ser acessado, e super diferente do que estamos acostumados a pensar, são necessários grandes aceleradores de partículas para observar suas manifestações. Nesta palestra vamos expor alguns desenvolvimentos que levaram a este paradigma e algumas das principais ideias que parecem se manifestar neste nível fundamental e cheio de mistérios da Natureza.

Fissão nuclear

Prof. Abraham Ortega Paredes

O processo de fissão nuclear parece, a primeira vista, um aspecto complicado de entender, resumidamente a fissão nuclear é o processo de divisão do núcleo de um elemento químico pesado em dois outros elementos mais leves e de massa aproximada. Em nossa conversa abordaremos conceitos básicos sobre este fenômeno e suas diversas utilidades.