UFG nos parques

Instituto de Física participa do projeto UFG nos Parques

Por Douglas Arrais. Em 25/08/22 09:42. Atualizada em 28/08/22 17:08.

Pátio da Ciência e Clube de Astronomia integram a programação do evento


O Instituto de Física (IF) da UFG participou, por meio do Pátio da Ciência e do Clube de Astronomia Cecília Payne, do UFG nos Parques, realizado no último sábado (20/08/2022), na Vila Ambiental Parque Areião.

Com o stand Física para Todos, o Pátio da Ciência apresentou experimentos básicos de mecânica e de eletrização por atrito, como um equipamento que demonstra a Conservação de Energia e um Gerador de Van De Graaff.

Já stand Ciência e Nanotecnologia, o Pátio da Ciência expôs aparelhos didáticos sobre as formas de transformação de energia, como uma Bobina de Tesla e um Gerador Elétrico Manual.

As atividades foram organizadas pelos monitores Felipe Cavalcante de Albuquerque, Beatriz Nayara Marçal Gonçalves de Oliveira e Matheus Borges Botelho, acadêmicos do Instituto.

O Clube de Astronomia Cecília Payne apresentou à comunidade local experimentos como o tecido Espaço-Tempo, tecido esticado em armação circular para exemplificar a ação da gravidade em corpos massivos por meio da curvatura do tecido.

A comunidade também pôde compreender como as fases da lua são geradas e como funcionam o Telescópio Newtoniano e Luneta, por meio da observação das estruturas dos equipamentos.

O clube foi representado pelos discentes Gabriel Martins Costa, Gabriel Melo de Carvalho Santos, Grasielly Cristina Martins da Silva, Laís Carla Matos Ferreira, Marco Antônio Figueiredo Orsini e Samanta Aparecida Portes.

Acompanharam as atividades o Vice-Reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Luana Cássia Miranda Ribeiro. Os docentes Giovanni Piacente, Coordenador de Extensão do IF, e Norton Gomes de Almeida, membro da comissão de Extensão e Cultura da unidade, também estavam presentes. 
UFG nos Parques
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, o evento visa a propiciar a reflexão da comunidade sobre seu papel na defesa das riquezas naturais do nosso país, ao incentivar a visitação de parques municipais, estaduais e federais por meio da disponibilização de atividades no âmbito do lazer, da saúde, da cultura, do ambiente e da tecnologia nesses locais.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Pátio da Ciência, Clube de Astronomia Cecília Payne e Comunicação IF/UFG