Site - Divulga ciência

Artigo em co-autoria com pesquisador do IF é capa da Inorganic Chemistry

Por Diene Batista. Em 25/10/22 08:27. Atualizada em 25/10/22 08:56.

Revista é considerada de alto impacto e o trabalho resulta de parceria internacional

Texto: Diene Batista, agente de Comunicação do IF/UFG

Arte: Publicidade Institucional da Secom/UFG

Um artigo publicado pelo professor Ricardo Costa de Santana, docente do Instituto de Física (IF) da UFG, em co-autoria com pesquisadores da Universidad de Chile (Uchile) é capa do mês de outubro da Inorganic Chemistry, publicada pela American Chemical Society. O trabalho Luminescence of Macrocyclic Mononuclear DyIII Complexes and Their Immobilization on Functionalized Silicon-Based Surfaces reporta uma nova metodologia para imobilizar complexos metalo-orgânicos em superfícies à base de silício funcionalizado usando impressão por microcontato. A revista tem fator de impacto (FI) 5.436, considerado alto. O cálculo é estabelecido pelo Journal Citation Report (JCR) e classifica as revistas científicas de acordo com o número de citações que seus artigos recebem. 

A publicação é resultado de parceria do Instituto com o grupo de Química Inorgânica da Faculdade de Ciências Químicas e Farmacêuticas da Uchile, liderado pela professora Evgenia Spodine. Além de Ricardo e Evgenia, assinam o trabalho os pesquisadores Yolimar Gil, Raquel Gimeno-Muñoz, Nuriá Aliaga-Alcalde, Pablo Fuentealba, Daniel Aravena e Arántzazu González-Campo. 

Os resultados experimentais de fotoluminescência mostraram que os complexos imobilizados mantiveram as mesmas propriedades que as moléculas precursoras. “Os complexos mantiveram suas propriedades luminescentes após o processo de imobilização, o que é relevante, pois para integrar esses sistemas em dispositivos eletrônicos, a retenção de propriedades ópticas é crucial”, informam os pesquisadores.

Eles explicam que esta abordagem pode ser útil para outros complexos de lantanídeos que apresentem propriedades ópticas e/ou magnéticas. Esta metodologia amplia o escopo da técnica, possibilitando seu uso em aplicações tecnológicas, como LED’s orgânicos que emitem luz branca.

A parceria entre o IF e grupo da Uchile já dura 11 anos e resultou também em comunicações em congressos e especialização de capital humano na área de espectroscopia óptica de ligantes orgânicos complexados com íons lantanídeos.

Confira o artigo completo clicando aqui.

 

Capa - Revista

Fonte: Comunicação IF/UFG

Categorias: Pesquisa Divulga Ciência IF Internacionalização