ABCF

Docente palestra em congresso internacional de Ciências Farmacêuticas

Por Diene Batista. Em 31/10/22 11:57. Atualizada em 03/11/22 12:38.

Sebastião Mendanha participa do evento no dia 5 de novembro, em Brasília

O professor Sebastião Mendanha, docente do Instituto de Física (IF) da UFG, palestra no 6th ABCF Congress, congresso internacional da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABFC), realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Brasília. Ele estará na sessão temática Nanotechnology and controlled release abordando o tema Compreendendo a biofísica de lipídios aplicada ao desenvolvimento de DDS no dia 5 de novembro, das 17h30 às 19 horas. O docente explica que a atividade é voltada para a discussão sobre os sistemas nanoestruturados empregados na drug delivery. “Irei abordar como explorar as características biofísicas dos lipídios para produção de nanoestruturas voltadas para a drug delivery, cujo um exemplo conhecido são as partículas lipídicas empregadas na vacina da Pfizer contra a Covid-19”, detalha.

A sessão também terá a presença do professor Emmanuel Ho, da Universidade de Waterloo, do Canadá, que falará sobre o assunto Projetando sistemas de entrega de medicamentos de próxima geração para a prevenção do HIV. A mediação é da professora Eliana Martins Lima, da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG.

Com o tema Fronteiras nas Ciências Farmacêuticas: da descoberta de medicamentos à clínica, o congresso é voltado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais que atuam nessa área. Além das sessões temáticas, também estão programadas palestras e comunicações orais de trabalho.

Estão programadas, ao todo, 14 sessões temáticas para discussão de assuntos como o tabu em torno do uso medicinal de canabinoides e novas abordagens em tratamentos de câncer. Também serão abordadas novidades e competências aplicadas às ciências farmacêuticas, como empreendedorismo, uso de inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia, farmacogenética, vacinas, entre outros.

Veja mais informações no site do evento, clicando aqui.

Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações da ABFC

Categorias: Ciẽncias Farmacêuticas Divulga Ciência IF Ciências Farmacêuticas