Encerramento - VWPPGF

Workshop do PPGF congrega pesquisas de pós-graduandos

Por Diene Batista. Em 24/11/22 13:07. Atualizada em 25/11/22 13:11.

Evento foi realizado no dia 7 de novembro, com plenárias, pôsteres e comunicações orais

Texto: Diene Batista, agente de Comunicação do IF/UG

Fotos: Colegiado PPGF

Com programação científica ampla, o V Workshop do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física (IF) da UFG reuniu pós-graduandos do Instituto para a socialização das pesquisas que estão sendo realizadas. O evento foi realizado no último dia 7 de novembro, com a organização do Colegiado do programa, e contou com plenárias, apresentações de pôsteres e comunicações orais.

“Realizamos um agradecimento caloroso para todo o corpo docente e discente que participou e colaborou com o evento. Deseja-se que em edições futuras, exista forte adesão de todos para a consolidação de mais um evento científico tradicional do Instituto”, destacam os integrantes do Colegiado, os pós-graduandos Alexandre Borges Bidinotto, Débora Evelyn Taborga dos Santos, Gabriella Gonçalves Damas, Igor de Melo Froldi, Marlon Boldrin Belluzi, Rodrigo da Silva Amorim e Wilmar de Paula Junior

Nove comunicações orais foram apresentadas (veja lista abaixo) pelos pós-graduandos que publicaram os trabalhos em periódicos internacionais. Além disso, 15 apresentações de pôsteres também foram realizadas contemplando as diversas áreas de pesquisa do IF.

Posteres
Mestrandos e doutorandos apresentam pôsteres durante V Workshop do PPGF
Foto: Débora Taborga

Prêmio Discente Destaque

O doutorando Pedro Henrique Santos Bento recebeu o Prêmio Discente Destaque do PPGF, entregue no encerramento da Semana da Física, no dia 11 de novembro. Ele apresentou o trabalho Transporte quântico em cavidades caóticas com barreiras de tunelamento. Integraram o comitê científico os professores Luís Abegão, Renato Pontes e Rômulo Rougemont.

Plenárias

O V Workshop do PPGF foi aberto com duas plenárias, uma presencial e outra remota, que enfocaram o Prêmio Nobel de Física de 2022, que condecorou trabalhos da área de Física Quântica.

A atividade presencial foi realizada no Anfiteatro do IF1, com palestra do professor Norton Almeida, do IF/UFG, sobre o tema Da Filosofia à Terceira Revolução Tecnológica.

A plenária virtual foi transmitida aos participantes no Laboratório de Mídias, no IF2, com o docente Marcelo Terra Cunha, do Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele abordou o tema Estamos pront@s para as novas Tecnologias Quânticas?. A palestra está disponível no canal do YouTube do IF (clique aqui).

Histórico

O mestrado em Física foi criado em 1992, no então Instituto de Matemática e Física (IMF), e o doutorado em 2008, dando origem ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF).

Atualmente, o programa tem nove linhas de pesquisa, todas na área de concentração em Física. São elas: Astrofísica Estelar; Biofísica; Fotônica; Estrutura Eletrônica de Moléculas, Líquidos e Sólidos; Física de Materiais; Física Estatística; Magnetismo e Nanomedicina Térmica; Óptica Quântica e Informação Quântica; e Partículas e Campos.

O PPGF alcançou a nota 6, numa escala de 1 a 7, na avaliação quadrienal da Capes divulgada neste ano. O conceito é tido como “excelente”.

Confira as comunicações orais apresentadas:

Eder Dourado dos Santos - Simulações entrópicas para um modelo tipo ZGB dependente da temperatura

Karinna Mendanha - Modelagem, análise energética e estrutural de membranas peptídicas formadas por arginina e fenilalanina (R_2F_4R_2) usando Dinâmica Molecular

Pedro Henrique Santos Bento - Transporte quântico em cavidades caóticas com barreiras de tunelamento

Bruno Martins Miranda - Quebra de simetria em condensado de Bose-Einstein confinado por um potencial funil

Mateus Calixto Pereira dos Santos - Quebra espontânea de simetria e localização de Anderson induzidas em condensados de Bose-Einstein binários

Thiago Henrique Moreira - Magnetic field induced corrections to the NJL model coupling constant from vacuum polarization

Rodrigo S. Amorim - Self-consistent statistical thermodynamics of an anharmonic one-dimensional crystal surface under pressure

Igor de Melo Froldi - Classical Yang Mills equations with sources: Consequences of specific scalar potentials

Henrique de Araujo Chagas - Potencializando supercapacitores de grafino e líquidos iônicos biocompatíveis: Um estudo utilizando Dinâmica Molecular

Fonte: Comunicação IF/UFG, com informações do Colegiado do PPGF

Categorias: mestrado em física doutorado em física PPGF V Workshop do Programa de Pós-Graduação em Física